Psicanálise em pauta

Questões, reflexões, provocações – A psicanálise num registro vivo e atuante!

Winnicott e o menino resiliente

Eu relutei em pensar e colocar em palavras algo sobre a resiliência. Algumas ideias surgiam, leituras e, no entanto, havia uma espécie de obstáculo. Tocar no assunto exigia uma espécie de profundidade de alma difícil de alcançar. Minha única certeza era o desejo de abordar o assunto por meio de uma história vivida. O texto só começou a brotar quando me dei conta de que uma característica essencial dos resilientes é a própria possibilidade de transformar em narrativa uma experiência brutal de sofrimento. Foi necessário então que, antes de contar uma história, eu olhasse de frente para a minha própria história.

Extensões da Psicanálise – Psicanálise em extensão: A Devolução de crianças adotadas

A partir da segunda metade do século XX, e com a rápida evolução do plano tecnológico, ocorrem mudanças por vezes radicais nas normas sociais e culturais que direcionavam a educação de crianças. Desde uma perspectiva histórica e sociológica da família, há mudanças importantes em seu formato, em seu funcionamento e em seus valores, e, sobretudo, em relação ao lugar da mulher e da maternidade.

Freud como pensador da clínica contemporânea

A Associação dos Membros Filiados ao Instituto Durval Marcondes inaugura um site que tem o intuito de aproximar colegas e estimular debates científicos e institucionais, e nesta inauguração nos convida a pensar na atualidade do pensamento de Freud. Este convite me lembrou uma conhecida passagem de André Green, na qual perguntaram a ele o que havia de novo na psicanálise e sua resposta foi certeira: Freud!